terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Projeto

O que é?


Conheça o SuperAção Jovem, um programa de educação para o desenvolvimento humano de jovens em que a juventude tem voz e espaço para ser protagonista de seu tempo. O Brasil tem 34 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos. A onda jovem é um fenômeno que tomou conta do país e é nas mãos dessa juventude cheia de energia, e tempo pela frente, aberta e otimista, que vai estar, nos próximos anos, o leme de uma nave gigante chamada Brasil. Mas para isso os jovens precisam acreditar em si mesmos e precisam também que lhe dêem crédito. Este é o combustível que move o Programa SuperAção Jovem.


Funciona assim: o SuperAção leva às escolas, ongs, aos centros esportivos e culturais uma nova maneira de educar, em que adultos e adolescentes criam juntos oportunidades de os jovens desenvolverem autonomia, solidariedade e competências para a vida.


Como isso acontece?


Primeiro, os adultos - educadores e gestores - são preparados para lidar com a juventude de uma nova maneira: olhando o jovem pelo seu potencial, criando oportunidades educativas para que esse jovem desenvolva seus potenciais e aprenda a fazer escolha, e assumindo uma nova pedagogia de trabalho em que o protagonismo juvenil, a educação para valores e a trabalhabilidade são caminhos educativos para transformar potencial em competências.


E os jovens nisso tudo?


Quando abraçam a causa da juventude no SuperAção Jovem, os jovens são convocados para resolver problemas que afetam suas vidas, a escola ou a comunidade em que estão inseridos. Aí acontece a mágica. Respondendo aos desafios de maneira original, o jovem não muda só a realidade com a qual se confronta, mas muda, também, a si mesmo, desenvolvendo-se como pessoa, cidadão e futuro profissional.

2 comentários:

Anônimo disse...

O projeto apresenta uma metodologia que desperta no jovem o desejo de mudança.Como exemplo de transformação temos o joven Alan Esteves aluno da 7ª Série C que antes de conhecer o projeto era desatencioso, displicente e desinteressado e ao conhecer essa metodologia foi se transformando dia a dia e hoje é um exemplo de liderança.

Anônimo disse...

Esse comentário é da Escola Messias da Fonseca postado por Luciano de autoria da professora Ivone de empreededorismo